Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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ATIVIDADE 5
• Quem é ético?
• Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
Se possível, distribua as carteiras formando uma roda em que todos possam se ver.
Apresente as telas 10 e 11 da pesquisa do Datafolha ou as distribua a todos os alunos.
Proponha um debate a partir das seguintes questões:
Vocês saberiam dar exemplos de situações éticas e antiéticas do dia a dia?
Se os alunos não apontarem sugestões imediatamente, você pode especificar a pergunta com exemplos: Colar em prova é antiético? E falsificar documento para entrar na balada? Sentar no assento de idoso no ônibus ou metrô? Desviar dinheiro público para fins pessoais ou campanhas eleitorais? Pedir para o policial não multá-lo em troca de dinheiro?
Se os alunos tiverem feito a pesquisa de opinião proposta como atividade extraclasse opcional, peça que cada grupo apresente seus resultados. Se não tiverem realizado a pesquisa, provoque uma discussão a partir das seguintes questões:
Vocês concordam que ética tem a ver com respeito ao próximo, como indicou a maioria dos entrevistados pelo Datafolha? Peça que levante a mão quem concorda. Pergunte que outras ideias lhes veem à cabeça ao ouvir a palavra ética. Escreva-as na lousa.
Peça que os alunos leiam com cuidado a tela 11. Note que muitos entrevistados disseram que eles e suas famílias são muito éticos, mas poucos disseram que a sociedade brasileira é muito ética. Questione os alunos sobre o porquê dessa diferença.
Caso não haja respostas, pergunte: se a sociedade é formada por todos os indivíduos, por que existiria essa disparidade nas respostas? Suscite algumas hipóteses e note que, por serem hipóteses, elas podem ser contraditórias entre si. Lembre-se que o objetivo da atividade não é convencer os alunos de uma certa visão, mas sim fortalecer sua capacidade de analisar cenários, avaliar hipóteses e chegar às suas próprias conclusões.
Os entrevistados são menos éticos do que pensam ser. Por exemplo, os entrevistados podem estar aplicando um conceito de ética para si e outro para a sociedade (por exemplo, “a sociedade tem de cumprir as leis de trânsito, mas eu passo no sinal vermelho”). Peça outros exemplos.
A sociedade é mais ética do que os entrevistados supõem. Peça exemplos de iniciativas que expressaram um forte padrão ético da sociedade brasileira. Por exemplo, expressões de solidariedade ante a desastres naturais.
A ética da sociedade não é a somatória da ética dos indivíduos, pois também é influenciada pelas relações de poder, pela cultura e pela própria conformação do Estado, que pode ou não dispor de mecanismos de controle adequados e operantes.
Resuma a discussão sobre a Tela 11, destacando que a classe levantou algumas hipóteses para explicar por que os entrevistados entendem que são muito éticos mas a sociedade brasileira não é muito ética. Lembre quais foram as hipóteses e alguns dos exemplos.
Por fim, destaque a existência de consensos, como a importância da ética para a convivência em sociedade. Destaque também o raciocínio por trás dos diversos argumentos e exemplos apresentados, incluindo questionamentos como:
Quais são os meus referenciais éticos? Quais são os referenciais éticos dos outros?
Quem me influencia a adotar esses referenciais éticos? Quem influencia os outros?
Como a ética é assegurada? Há mecanismos no Estado e na sociedade para fazê-la valer?
Como a conduta de cada um influencia o seu entorno, criando um ambiente mais ou menos ético?
Convide os alunos a continuar a refletir sobre este assunto nos próximos dias.
Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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1. Atividade: O que é ética?
Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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2. Atividade: A ética da sala de aula
Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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3. Atividade: A minha ética e a ética do grupo
Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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4. Atividade: A minha ética e a ética do grupo (trabalho opcional extraclasse)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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5. Atividade: Quem é ético?
Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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6. Atividade: Quem é ético? (trabalho extraclasse opcional)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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7. Atividade: Coerência ética
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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8. Atividade: Corrupção
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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9. Atividade: Pirataria e cia.
Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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10. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 1
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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11. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 2
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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12. Atividade: Ética e Direitos Humanos
Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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