Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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ATIVIDADE 1
• O que é ética?
• Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
• Roteiro do Jogo
Inicie a aula explicando que ela consistirá em um jogo e terá o objetivo de estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos. O jogo, porém, terá como foco um personagem inventado.
Peça que um aluno voluntário desenhe a pessoa no centro da lousa.
Apresente a história:
Você cursa o Ensino Médio e também trabalha para ajudar no sustento de sua família, composta por sua mãe e outras duas crianças pequenas. Você está desempregado há quatro meses, desde que perdeu o emprego como empacotador de um supermercado. Finalmente apareceu uma oportunidade de trabalho e sua entrevista está marcada para hoje.
Seu despertador não funcionou e você está atrasado pelo menos 10 minutos para a entrevista. Ao chegar à estação de metrô, encontra uma longa fila para entrar. Percebe, porém, que há uma forma de furar a fila preferencial destinada a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Se você furar essa fila e correr, em vez de caminhar, do metrô até o local da entrevista, talvez consiga chegar no horário. O que você fará?
Crie uma tabela ao lado direito do desenho:
Peça que a classe apresente sugestões de Prós e Contras para a opção “Furar a fila”.
Se não houver sugestões de imediato, provoque com a pergunta: O que você ganharia furando a fila?
Exemplos de “prós”: Chegará mais rápido ao local da entrevista. Resolverá o problema rapidamente e poderá concentrar sua mente na entrevista. Terá mais chances de ser contratado.
Exemplos de “contras”: Risco de ser visto e ser obrigado a ir para o fim da fila, perdendo ainda mais tempo. Peso na consciência por furar a fila e por pegar a fila preferencial, à qual você não tem direito.
Peça que a classe apresente sugestões de Prós e Contras para a opção “Não furar a fila”.
Se não houver sugestões, provoque com perguntas: O que você ganharia deixando de furar a fila? Você teria outras alternativas se não furasse a fila?
Exemplos de “prós”: Consciência tranquila; segurança de que não será recriminado pelos demais usuários do metrô.
Exemplos de “contras”: não chegará ao local da entrevista rapidamente; poderá não ser considerado para a vaga por chegar atrasado.
Peça que a classe sugira critérios de priorização para que essa pessoa decida o que fazer.
Se não houver sugestões, provoque com perguntas: O que é mais importante para a pessoa? Quais valores? O que é certo e errado para ela?
Na lousa, ao lado esquerdo do desenho, crie duas colunas: Valores e Condutas
Pergunte à classe, que valores e que comportamentos podemos extrair do quadro à direita?
Preencha as duas colunas com a ajuda dos alunos. Por exemplo:
Conclua o exercício sintetizando-o e ressaltando que a decisão – qualquer que seja ela – responderá a valores que vêm da sociedade e da própria pessoa. Essa decisão, porém, é sempre tomada pela própria pessoa, a partir de uma reflexão ética. Assim tomamos decisões a partir da nossa autonomia individual, influenciados por valores, regras e contextos em que vivemos. A ética, portanto, está sempre presente nas nossas relações com os outros.
Convide os alunos a observar, nos próximos dias, como eles tomam suas decisões sobre como agir ou não agir. De onde vêm os seus valores? Quais critérios eles utilizam para priorizá-los? Quem os influencia?
Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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1. Atividade: O que é ética?
Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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2. Atividade: A ética da sala de aula
Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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3. Atividade: A minha ética e a ética do grupo
Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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4. Atividade: A minha ética e a ética do grupo (trabalho opcional extraclasse)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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5. Atividade: Quem é ético?
Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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6. Atividade: Quem é ético? (trabalho extraclasse opcional)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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7. Atividade: Coerência ética
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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8. Atividade: Corrupção
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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9. Atividade: Pirataria e cia.
Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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10. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 1
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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11. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 2
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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12. Atividade: Ética e Direitos Humanos
Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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