Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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ATIVIDADE 2
• A Ética da Sala de Aula
• Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
• Roteiro de discussão
Roteiro de Discussão
Ética é um conceito filosófico que difere do conceito de moral. Enquanto a primeira diz respeito à reflexão do ser humano sobre seus valores a partir de um norte como a busca da verdade e da felicidade, o segundo diz respeito a valores que advêm dos costumes e das normas de uma sociedade. Neste exercício, usaremos a definição de ética que as pessoas utilizam no dia a dia, a qual engloba tanto aspectos da ética quanto da moral. Nesse contexto, a palavra “ética” costuma ser utilizada para expressar aquilo que é certo, honesto, justo.
Neste exercício, vocês formularão regras para a convivência na sala de aula.
Para formular regras, o primeiro passo é entender qual é o nosso objetivo principal. Portanto, precisamos começar com a seguinte questão:
Qual é o principal objetivo de uma aula? Se tiverem dificuldades para iniciar esta discussão, podem utilizar as seguintes perguntas:
Por que vocês vêm à escola?
Para que serve a escola?
Pensando na sua vida adulta, quais são os ensinamentos que a escola pode lhes oferecer?
Uma vez definido o principal objetivo das aulas, o grupo deverá listar condutas que frequentemente representam obstáculos para alcançá-lo. Se houver dificuldade para elaborar a lista, vocês podem utilizar as seguintes questões como guia:
Há comportamentos que geram atraso no início da aula?
Certas posturas inibem alguns alunos a esclarecer suas dúvidas?
Há condutas que impedem os alunos de escutar o professor?
Há comportamentos desrespeitosos em relação aos alunos ou ao professor?
Por fim, o grupo deverá redigir regras (de 1 a 5) relacionadas aos comportamentos antiéticos.
Exemplos de regras sobre ética:
“Não matarás.” (Bíblia, Êxodo 20:13)
“Art 121. Matar alguém: Pena – reclusão, de seis a vinte anos.” (Código Penal)
“Respeitar os profissionais e os colegas. Pontualidade. Falar na hora certa.” (do “Código de Ética” de uma escola estadual em Minas Gerais)
Introduza a aula explicando que será abordado o tema da ética de forma prática.
Explique que, na escola, existem regras que funcionam como leis para a sala de aula, mas também existe uma noção de ética aplicada por todos. Escreva na lousa duas colunas com exemplos dados pelos alunos.
Divida a classe em grupos de até 10 alunos e distribua o Roteiro de Discussão. Estabeleça o tempo para o exercício e leia em voz alta o Roteiro.
Ao fim da aula, peça que um representante de cada grupo leia as regras para a classe.
Encerre a aula resgatando a importância da ética para a convivência. Se você se sentir confortável, peça que os alunos levem em consideração essas regras fictícias, pois elas expressam a opinião dos colegas.
Algumas regras talvez se refiram à sua própria conduta. Nesse momento, é importante ouvir a opinião dos alunos e possivelmente deixá-los aprofundar sua análise. Sempre que possível, mostre-se aberto a fazer uma autorreflexão sobre as observações dos jovens. Caso o tema seja relevante, busque identificar a real origem do problema e pensar em soluções junto com os alunos.
Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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1. Atividade: O que é ética?
Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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2. Atividade: A ética da sala de aula
Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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3. Atividade: A minha ética e a ética do grupo
Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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4. Atividade: A minha ética e a ética do grupo (trabalho opcional extraclasse)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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5. Atividade: Quem é ético?
Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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6. Atividade: Quem é ético? (trabalho extraclasse opcional)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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7. Atividade: Coerência ética
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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8. Atividade: Corrupção
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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9. Atividade: Pirataria e cia.
Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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10. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 1
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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11. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 2
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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12. Atividade: Ética e Direitos Humanos
Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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