Ética como tema do indivíduo e da sociedade
-
Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
ver atividade
-
Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
ver atividade
-
Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
ver atividade
-
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
ver atividade
-
Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
ver atividade
-
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
ver atividade
-
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
ver atividade
-
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
ver atividade
-
Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
ver atividade
Ética como um desafio do Estado brasileiro
-
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
ver atividade
-
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
ver atividade
-
Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
ver atividade

ATIVIDADE 6
• Quem é ético? (trabalho extraclasse opcional)
• Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
• Respostas 1 e 2 da Pesquisa Datafolha “Ética entre os Jovens”.
• Formulário de Pesquisa
• Roteiro de Tabulação de Dados
Resposta 1 da Pesquisa Datafolha
Resposta 2 da Pesquisa Datafolha
Formulário de Pesquisa
Nome do Aluno:
Grupo:
Nome do Entrevistado (opcional):
1. Quando você ouve a palavra “Ética”, o que lhe vem à cabeça?
Orientações: O entrevistador deve fazer a pergunta e aguardar a resposta, sem dar qualquer sugestão, e sintetizar a resposta por escrito. Esta questão admite diversas respostas.
Depois da resposta, deve perguntar:
Algo mais?
2. Na sua opinião, de maneira geral, a sociedade brasileira é:
( ) Muito ética
( ) Pouco ética
( ) Nada ética
( ) Não sei
3. Na sua opinião, de maneira geral, seus amigos são:
( ) Muito éticos
( ) Pouco éticos
( ) Nada éticos
( ) Não sei
4. Na sua opinião, de maneira geral, sua família é:
( ) Muito ética
( ) Pouco ética
( ) Nada ética
( ) Não sei
5. Na sua opinião, de maneira geral, vocé é:
( ) Muito ético
( ) Pouco ético
( ) Nada ético
( ) Não sei
Roteiro de Tabulação de Dados
Crie tabelas para sintetizar todos os dados, como os exemplos abaixo. Note que, para a primeira questão, as alternativas virão das respostas dos entrevistados. Listamos aqui as que surgiram na pesquisa do Datafolha, mas você pode acrescentar outras, conforme as suas entrevistas.
Utilize os dados dos dez formulários de pesquisa para preencher a coluna de números.
Para professores:
Metodologia “Nepso – Nossa Escola Pesquisa sua Opinião”
Proponha a seguinte atividade a ser realizada fora da sala de aula:
Divida a classe em grupos de três a cinco alunos.
Apresente o Formulário de Pesquisa e oriente os grupos a entrevistar dez pessoas.
Entregue também as telas 10 e 11 do Relatório de Pesquisa Datafolha “Ética entre os Jovens”.
Depois das entrevistas, os grupos deverão tabular os dados, utilizando o Roteiro de Tabulação de Dados e as telas 10 e 11 como referência.
Estabeleça o prazo de três semanas para a conclusão do projeto, que deverá ser apresentado em forma de relatório escrito. Coloque-se à disposição para o esclarecimento de dúvidas nas aulas seguintes.
O relatório deverá conter:
• Descrição das atividades realizadas na pesquisa
• Dados tabulados
• Análise dos dados, incluindo:
– O que se pode concluir a partir dos dados.
– Pontos que, embora o grupo considere importantes, não são respondidos a partir dos dados.
– Conclusões.
Após a sua avaliação dos trabalhos, dedique uma aula para discutir os resultados da pesquisa. Veja nossa sugestão de Atividade para Sala de Aula (hyperlink).
Ética como tema do indivíduo e da sociedade
-
1. Atividade: O que é ética?
Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
ver atividade
2. Atividade: A ética da sala de aula
Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
ver atividade
3. Atividade: A minha ética e a ética do grupo
Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
ver atividade
4. Atividade: A minha ética e a ética do grupo (trabalho opcional extraclasse)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
ver atividade
5. Atividade: Quem é ético?
Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
ver atividade
6. Atividade: Quem é ético? (trabalho extraclasse opcional)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
ver atividade
7. Atividade: Coerência ética
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
ver atividade
8. Atividade: Corrupção
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
ver atividade
9. Atividade: Pirataria e cia.
Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
ver atividade
Ética como um desafio do Estado brasileiro
-
10. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 1
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
ver atividade
11. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 2
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
ver atividade
12. Atividade: Ética e Direitos Humanos
Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
ver atividade
