Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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ATIVIDADE 8
• Corrupção
• Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
• Charges
• Roteiro de Discussão
• Pesquisa prévia do professor sobre casos de corrupção atuais
Charges
Roteiro de Discussão
Explique que cada grupo deverá discutir as seguintes questões sobre os diversos casos de corrupção – os reais, relatados pelo professor, e os hipotéticos retratados nas charges:
1. Os diversos casos de corrupção têm o mesmo tipo de impacto?
Caso os alunos tenham dificuldade de iniciar esta discussão, dê sugestões de impacto a partir das charges:
• Se um motorista suborna um guarda de trânsito para evitar uma multa, quem sai prejudicado? Se alguém vota em um político corrupto, quem sai prejudicado?
• Qual é a extensão desse impacto negativo, ou seja, quantas pessoas ele alcança? De que modo?
• Que relações vocês enxergam entre os diversos casos? As relações poderão ser:
As condutas são todas igualmente antiéticas?
Há semelhanças e diferenças entre elas?
Há variação na intensidade e abrangência do impacto da conduta corrupta retratada na charge?
O nível de poder e influência dos personagens é similar?
2. Uma conduta corrupta contribui para fortalecer a outra conduta corrupta?
Caso os alunos tenham dificuldade de iniciar esta discussão, dê sugestões como:
• Em diversas situações retratadas nas charges, alguém oferece ou recebe algo em troca de um benefício indevido. Essa é a semelhança entre a charge do rapaz que comprou tênis contrabandeado e do motorista que subornou o policial. A charge do rapaz que reclama dos políticos corruptos, mas não lembra em quem votou, mostra como o descaso com o próprio voto pode fazer parte do problema.
Recursos a serem sugeridos aos alunos que quiserem se aprofundar no assunto:
• Notícias de jornal sobre casos de corrupção recentes
Inicie a aula dizendo que ela abordará o tema corrupção e apresente uma definição de corrupção. A definição da Wikipedia, por exemplo, é a seguinte:
“Corrupção, do latim corrupta, junção das palavras cor (coração) e rupta (quebra, rompimento), é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem em um ‘projeto de poder’ atribuído. Busca oferecer ou prometer vantagem indevida a qualquer pessoa, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício conforme Art. 333. do Código Penal.”
Pergunte se alguém conhece algum caso famoso de corrupção e peça para que o descreva. Se ninguém se voluntariar, mencione um caso que recebeu forte cobertura de mídia recentemente.
Para oferecer mais subsídios para discussão, apresente as charges sugeridas. Explique que elas buscam fazer uma conexão entre casos de corrupção que parecem distantes e as condutas de cada um de nós.
Em seguida, divida a classe em grupos de até 7 alunos e entregue a cada grupo um roteiro de discussão para que possam lembrar as orientações que você dará.
Explique ou leia em voz alta o Roteiro de Discussão (hyperlink). Estabeleça um tempo para a discussão em grupo e circule pelos grupos para acompanhar a discussão e esclarecer dúvidas.
Ao final do período estabelecido para discussão em grupo, convide um representante de cada grupo para sintetizar as discussões.
Conclua a aula resgatando os principais pontos discutidos e ressaltando que, fundamentalmente, a aula falou sobre o tema “ética”, que se aplica a altas autoridades públicas, a você e aos alunos. Convide os jovens a continuar refletindo sobre o tema em seu dia a dia.
Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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1. Atividade: O que é ética?
Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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2. Atividade: A ética da sala de aula
Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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3. Atividade: A minha ética e a ética do grupo
Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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4. Atividade: A minha ética e a ética do grupo (trabalho opcional extraclasse)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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5. Atividade: Quem é ético?
Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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6. Atividade: Quem é ético? (trabalho extraclasse opcional)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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7. Atividade: Coerência ética
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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8. Atividade: Corrupção
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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9. Atividade: Pirataria e cia.
Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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10. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 1
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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11. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 2
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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12. Atividade: Ética e Direitos Humanos
Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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