Ética como tema do indivíduo e da sociedade
  • Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
  • Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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Atividade 8

ATIVIDADE 8

• Corrupção
Ética como tema do indivíduo e da sociedade
  • 1. Atividade: O que é ética?

    Objetivo:
     Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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    2. Atividade: A ética da sala de aula

    Objetivo:
    Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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    3. Atividade: A minha ética e a ética do grupo

    Objetivo:
    Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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    4. Atividade: A minha ética e a ética do grupo (trabalho opcional extraclasse)


    Objetivo:
     Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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    5. Atividade: Quem é ético?


    Objetivo:
     Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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    6. Atividade: Quem é ético? (trabalho extraclasse opcional)


    Objetivo:
    Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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    7. Atividade: Coerência ética


    Objetivo:
    Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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    8. Atividade: Corrupção


    Objetivo:
    Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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    9. Atividade: Pirataria e cia.


    Objetivo:
    O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
  • 10. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 1

    Objetivo:
     Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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    11. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 2


    Objetivo: 
    Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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    12. Atividade: Ética e Direitos Humanos

    Objetivo
    : Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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Atividade 8
ATIVIDADE 8
• Corrupção