Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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ATIVIDADE 9
• Pirataria e cia.
• O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
• Roteiro do Jogo para Empresa A
• Roteiro do Jogo para Empresa B
• Roteiro do Jogo para os Consumidores
• Roteiro do Jogo para o Governo
• Roteiro do Jogo para os Trabalhadores
• Etiquetas para identificação, canetas hidrográficas com 5 cores diferentes
• 1 pacote de feijões, que serão utilizados como moedas
Roteiro do Jogo – Empresa A
Vocês representam uma empresa de venda de livros escolares que procura atuar sempre de forma lícita, observando seus deveres para com funcionários, consumidores e o governo. Os sócios criaram esta empresa com o objetivo de produzir um material único, que lhes parecia contribuir para a educação de jovens no Brasil.
A empresa tinha bons resultados até começar a sofrer com roubos de carga e com a competição de produtos mais baratos. Ela então demitiu dois funcionários, elevou o preço de seus produtos e teve o seguinte balanço no mês passado:
Os resultados deste mês serão a base para vocês decidirem se continuam ou encerram as operações da empresa. Seu objetivo é vender ao menos 10 coleções de livros ao preço de 10 moedas.
Para isso, vocês deverão:
• Fazer propaganda da coleção de livros com base em sua qualidade.
• Instar seus funcionários a colaborar para o sucesso na produção e na venda das coleções.
• Convencer os consumidores a comprar seus produtos.
Nesta primeira etapa, vocês terão 10 minutos para buscar os consumidores e vender seus produtos.
Na segunda etapa, vocês pagarão os trabalhadores e o governo. Se o faturamento for menor do que a dívida com salários e impostos, vocês decidirão o que deixarão de pagar.
Roteiro do Jogo – Empresa B
Vocês representam uma empresa de venda de livros escolares que comete vários crimes e fraudes, como sonegação de impostos e aquisição de livros roubados. Mas busca ter a aparência de uma empresa regular.
A empresa tem tido bons resultados e teve o seguinte balanço no mês passado:
Vocês desejam manter o lucro atual e, para este mês, seu objetivo é vender ao menos 30 coleções de livros ao preço de 3 moedas.
Para isso, vocês deverão:
• Fazer propaganda da coleção de livros com base em seu preço.
• Instar seus funcionários a colaborar para o sucesso na produção e venda das coleções.
• Convencer os consumidores a comprar seus produtos.
Nesta primeira etapa, vocês terão 10 minutos para buscar os consumidores e vender seus produtos.
Na segunda etapa, vocês pagarão os trabalhadores e o governo. Se o faturamento for menor do que a dívida com salários e impostos, vocês decidirão o que deixarão de pagar.
Roteiro do Jogo – Governo
A Secretaria da Saúde do seu governo depende dos impostos arrecadados das empresas que vendem livros para comprar medicamentos para os postos de saúde. A arrecadação costumava ser 40 moedas, mas recentemente reduziu-se a 20 moedas. Com esse valor, vocês compram medicamentos ao preço de 5 moedas cada. Vocês temem que a redução será ainda maior neste mês. Vocês deverão discutir:
• Sabendo que cerca de 8 pacientes ao mês costumam necessitar do medicamento, quais critérios vocês utilizarão para priorizar a distribuição do medicamento?
Se houver tempo, também poderão discutir a seguinte questão:
• Vocês sabem que existe um problema na arrecadação e falarão com a Secretaria da Fazenda sobre o tema. O que sugerirão para elevar a arrecadação?
Roteiro do Jogo – Consumidores
Cada um de vocês é um consumidor com autonomia para decidir livremente sobre qual produto comprar. Vocês representam uma escola e, idealmente, gostariam de comprar 3 coleções de livros. Vocês desconhecem o fato de que os livros baratos são de origem roubada, mas, na escola, ouviram os seguintes argumentos, alguns contraditórios entre si:
• Os livros da Empresa B são baratos, pois na verdade foram roubados em outro estado do país.
• Todos concordam que os livros da Empresa A são muito melhores do que os da Empresa B.
• Se a escola não tiver 3 coleções de livro, alguns alunos não terão acesso ao conteúdo nelas tratado.
Nesta primeira etapa, vocês devem procurar as empresas e decidir o que comprarão. Cada um de vocês dispõe de 10 moedas para efetuar a compra.
Roteiro do Jogo – Trabalhadores
O professor designará 4 funcionários para a empresa A e 2 para a empresa B.
Vocês são trabalhadores das empresas que comercializam livros. Além disso, também sofrem de uma doença crônica e necessitam de um remédio caro, fornecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde.
Na Etapa 1:
• Os quatro funcionários da empresa A estão preocupados com seus empregos, pois souberam da demissão de 2 funcionários recentemente. Deverão conversar com os representantes da Empresa A para colaborar na estratégia de vendas.
• Os dois funcionários da empresa B estão preocupados com a estabilidade de seus empregos, pois ouviram rumores de que os produtos vendidos não são fabricados em outro estado, mas sim roubados. Serão procurados pelos representantes da Empresa B para colaborar na estratégia de vendas.
• Todos vocês têm autonomia para decidir se ajudarão ou não nas estratégias de venda. Também podem usar sua criatividade para atuar em defesa de seus interesses em qualquer etapa do jogo.
Na Etapa 2, vocês receberão seus salários conforme as vendas das suas empresas.
Na Etapa 3, vocês também deverão buscar seus remédios na Secretaria da Saúde.
Recursos a serem sugeridos aos alunos que quiserem se aprofundar no assunto:
Pesquisa ETCO Datafolha “Contrabando no Brasil”
Inicie a aula dizendo que ela abordará com um jogo o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
Explique o exercício, dizendo que a classe será dividida em 5 grupos: duas empresas (uma segue as leis e a outra não), consumidores, trabalhadores e governo.
Divida a classe nos 5 grupos:
• Consumidores – 10 alunos
• Trabalhadores – 8 alunos
• Empresa cumpridora das leis – até 7 alunos
• Empresa descumpridora das leis – até 7 alunos
• Governo – até 7 alunos
Distribua a cada grupo seu respectivo Roteiro do Jogo e etiquetas para cada aluno se identificar como Consumidor, Trabalhador, Empresa Legal, Empresa Ilegal ou Governo. Entregue canetas hidrográficas com cores diferentes para cada grupo preparar sua identificação. Dentre os alunos que desempenharão o papel de trabalhadores, indique quem serão os 4 funcionários da empresa A e quem serão os 2 funcionários da empresa B.
Assegure que cada Etapa não exceda o tempo máximo. Caso os alunos se empolguem em uma Etapa, encerre-a explicando que se trata apenas de um exercício para fazê-los pensar e, portanto, não precisam concluir cada negociação ou encenação.
Introdução – 5 minutos
Explique que cada grupo terá 5 minutos para ler suas instruções e ter uma conversa inicial.
Etapa 1 – 10 minutos
Ao fim desses 5 minutos, convoque os alunos a iniciar a Etapa 1, que será de no máximo 10 minutos. Nesta etapa, as empresas e seus empregados venderão suas coleções de livros aos consumidores.
Etapa 2 – 10 minutos
Depois de 10 minutos, encerre a Etapa 1 e dê início à Etapa 2, que deverá se encerrar em 10 minutos. Nesta fase, as empresas devem discutir para decidir o que fazer com seu faturamento. Também deverão efetuar o pagamento aos funcionários e ao Governo.
Etapa 3 – 5 minutos
Passados os 10 minutos, dê início à Etapa 3, que não deverá exceder 5 minutos. Nesta etapa, o Governo deverá entregar medicamentos aos pacientes-trabalhadores, explicando seus critérios de priorização
Etapa 4 – Pelo menos 10 minutos
Ao fim desses 5 minutos, se possível, peça que os alunos formem uma espécie de roda, em pé ou em suas carteiras, para conversar sobre a atividade. Nessa etapa final, idealmente de pelo menos 10 minutos, oriente a discussão com perguntas como:
• Como vocês se sentiram neste exercício?
• Se o jogo acabou por privilegiar a Empresa A, todos mantendo uma postura ética, pergunte: Vocês acreditam que o resultado do jogo reflete o que de fato acontece na realidade brasileira?
• Se o resultado do jogo fosse outro e a Empresa A tivesse que ser fechada, deixando os sócios e os trabalhadores sem fonte de renda, vocês achariam o resultado justo?
• Quem saiu perdendo em decorrência das ilegalidades da Empresa B? Quem foram os maiores prejudicados? Após algumas respostas, enfatize o impacto negativo nas pessoas mais pobres, os trabalhadores-pacientes.
• Haveria algo que poderia ser feito para evitar esse ciclo de impactos negativos? Como cada um de nós está envolvido nessa dinâmica retratada no exercício? Compramos produtos de origem duvidosa? Verificamos a reputação das empresas? Pressionamos o Governo para agir desta ou daquela maneira – evitando a sonegação de impostos, combatendo a corrupção, priorizando os serviços públicos essenciais etc.? Pesquisamos sobre os candidatos na hora de votar?
Conclua a aula parabenizando a participação dos jovens e enfatizando que, em uma sociedade, todas as condutas estão inter-relacionadas e terão impacto positivo e negativo na sociedade como um todo. Convide os jovens a continuar refletindo sobre o tema da ética em seu dia a dia.
Ética como tema do indivíduo e da sociedade
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1. Atividade: O que é ética?
Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
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2. Atividade: A ética da sala de aula
Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
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3. Atividade: A minha ética e a ética do grupo
Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
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4. Atividade: A minha ética e a ética do grupo (trabalho opcional extraclasse)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
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5. Atividade: Quem é ético?
Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
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6. Atividade: Quem é ético? (trabalho extraclasse opcional)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
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7. Atividade: Coerência ética
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
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8. Atividade: Corrupção
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
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9. Atividade: Pirataria e cia.
Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
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Ética como um desafio do Estado brasileiro
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10. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 1
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
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11. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 2
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
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12. Atividade: Ética e Direitos Humanos
Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
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