Biblioteca

Textos fundamentais
Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais, Ética, 1ª a 4ª séries (MEC, 1997)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados pelo MEC em 1997, propuseram a ética como tema transversal. Este caderno apresenta o conceito de temas transversais e como eles devem ser tratados a partir da perspectiva da autonomia no ensino de valores, da participação social e da problematização da realidade. Embora tenha sido elaborado para o ensino fundamental, o conteúdo desta apresentação também é adequado para o ensino médio.
Parâmetros Curriculares Nacionais, 1ª a 4ª séries: Ética (MEC, 1997)
Este caderno sobre Ética dos Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados pelo MEC em 1997, apresenta uma referência conceitual e didática para se trabalhar ética de forma transversal na escola. Vale mencionar, ainda, que os demais temas transversais, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo, também abordam conteúdos de ética e moral, sendo recomendável sua leitura.
Ética e Cidadania: Construindo Valores na Escola e na Sociedade (MEC, 2007)
Esta publicação do MEC, de 2007, apresenta textos sobre o tema “ética e cidadania” nas escolas.
Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais (Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Governo Federal, 2013)
As Diretrizes Nacionais sobre Educação em Direitos Humanos, publicadas pelo Governo Federal em 2013, apresentam conceitos e normas sobre o tema.
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007)
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos apresenta um plano de ações sobre educação em direitos humanos.
A ética na escola
Entrevista com Yves de la Taille sobre indisciplina, ética e moral na escola.
Entrevista da revista Nova Escola com Yves de la Taille, professor do Instituto de Psicologia da USP e coautor do caderno sobre Ética dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Ética e educação (Gislene Santos, 2001)
Este texto, publicado no Portal do MEC, parte de uma análise sobre o conceito de ética e faz uma reflexão sobre a escola como espaço em que a diversidade pode ensinar ética.
Outras sugestões para a sala de aula
Site “Faz Sentido”
O site “Faz Sentido” apresenta recomendações e práticas para o ensino fundamental 2, que, em geral, também podem ser utilizadas para o ensino médio.
Videoteca da TV Escola
A videoteca da TV Escola contém diversos programas sobre ética, cobrindo uma grande variedade de temas.
Site da revista Nova Escola
O site da revista Nova Escola contém artigos e planos de aula sobre temas relacionados à ética.
Site Respeitar é Preciso
Esta coleção de cadernos sobre educação em direitos humanos cobre diversos temas relacionados com a ética, incluindo sugestões práticas de trabalhar os temas na escola.
Bullying
Matéria da Nova Escola sobre Bullying
Matéria da revista Nova Escola sobre Bullying.
Bibliografia e Recursos adicionais
Bibliografia e recursos adicionais recomendados pela revista Nova Escola.
Respeitar é preciso: Respeito e Humilhação
Material elaborado pelo Instituto Vladimir Herzog sobre humilhação e direitos humanos.
Bullying e Discriminação – gênero e raça
O bullying é frequentemente uma expressão de preconceito e discriminação contra indivíduos pertencentes a grupos vulneráveis. Nestes links para aprofundamento, limitamo-nos a recomendar materiais sobre gênero e raça em função da magnitude desses temas, que afetam diretamente a maior parte da população brasileira. O preconceito, a discriminação e o bullying baseado em gênero e raça afetam a formação de cada indivíduo e ajudam a perpetuar as desigualdades.
Gênero
Site “Gênero e Educação”
Este site, produzido por organizações da sociedade civil, apresenta pesquisas e materiais sobre o tema gênero e educação.
Guia Adolescentes, Jovens e Educação em Sexualidade
Em particular no ensino médio, a sexualidade é um tema fundamental, que resvala em diversos temas relacionados à ética nas relações pessoais dos jovens. Este é um guia prático para trabalhar o tema, elaborado pela organização da sociedade civil Promundo.
Raça
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Este site do MEC contém legislação e recursos para trabalhar o tema nas escolas.
Projeto Educar para a Igualdade Racial e de Gênero
Este site contém exemplos de práticas inclusivas em escolas públicas do País.
Indicadores da Qualidade da Educação – Relações Raciais na Escola
Este guia elaborado pela organização da sociedade civil Ação Educativa apresenta conceitos sobre relações raciais na escola e um roteiro sobre como trabalhar o tema de forma democrática.