O objetivo deste projeto

O Brasil está passando por um momento inédito, com a revelação de diversos casos de corrupção e a punição de seus responsáveis. É possível que este seja o início de um ponto de inflexão para a ética no Brasil. Para que isso ocorra, porém, será necessário questionar os parâmetros éticos da sociedade brasileira, incluindo cada um de nós. Os professores serão importantes protagonistas no processo de transformação por serem vistos como profissionais éticos e por influenciarem milhões de estudantes pelo país. Acreditando nesta visão de futuro, este site oferece subsídios para que professores trabalhem o tema “ética” com alunos de ensino médio e, em alguns casos, ensino fundamental 2.

Esperamos que este material contribua para que os jovens reflitam sobre:


Os seus
referenciais
éticos


Os padrões
éticos da sociedade
brasileira


A sua
própria ética
na sociedade

Algumas normas estruturantes para o Estado brasileiro – como aquelas relacionadas à república, à democracia e aos direitos humanos – podem ser consideradas referenciais éticos para a sociedade e serão mencionadas nos exercícios. À exceção desses conceitos, as atividades deste site não buscarão “ensinar” o que é ético e o que não é ético. A intenção é provocar a autorreflexão dos jovens sobre como formulam os seus próprios parâmetros éticos e as razões pelas quais suas condutas estão – ou não estão – em consonância com esses parâmetros. Em síntese, as atividades buscam fazê-los pensar em:



Quem influencia
minhas ideias
sobre o que
é certo
ou errado?



Quais critérios

utilizo para
concluir o que
é ético ou não?



Quando 
e
por que ajo
de forma

antiética?



Se eu gostaria de ver uma sociedade mais ética, o que posso fazer para que isso aconteça?

Vale notar que este site utiliza a palavra “ética” em seu sentido corrente. No entanto, ele abordará tanto temas relacionados à ética quanto à moral. O texto “Base conceitual” esclarece esses termos e apresenta referências relevantes para trabalhar ética e moral na educação.
 

O objetivo deste projeto


O Brasil está passando por um momento inédito, com a revelação de diversos casos de corrupção e a punição de seus responsáveis. É possível que este seja o início de um ponto de inflexão para a ética no Brasil. Para que isso ocorra, porém, será necessário questionar os parâmetros éticos da sociedade brasileira, incluindo cada um de nós. Os professores serão importantes protagonistas no processo de transformação por serem vistos como profissionais éticos e por influenciarem milhões de estudantes pelo país. Acreditando nesta visão de futuro, este site oferece subsídios para que professores trabalhem o tema “ética” com alunos de ensino médio e, em alguns casos, ensino fundamental 2.

Esperamos que este material contribua para que os jovens reflitam sobre:


Os seus referenciais éticos


Os padrões éticos da sociedade brasileira


A sua própria ética na sociedade

Algumas normas estruturantes para o Estado brasileiro – como aquelas relacionadas à república, à democracia e aos direitos humanos – podem ser consideradas referenciais éticos para a sociedade e serão mencionadas nos exercícios. À exceção desses conceitos, as atividades deste site não buscarão “ensinar” o que é ético e o que não é ético. A intenção é provocar a autorreflexão dos jovens sobre como formulam os seus próprios parâmetros éticos e as razões pelas quais suas condutas estão – ou não estão – em consonância com esses parâmetros. Em síntese, as atividades buscam fazê-los pensar em:


Quem influencia minhas ideias sobre o que é certo ou errado?


Quais critérios utilizo para concluir o que é ético ou não?


Quando e por que ajo de forma antiética?


Se eu gostaria de ver uma sociedade mais ética, o que posso fazer para que isso aconteça?

Vale notar que este site utiliza a palavra “ética” em seu sentido corrente. No entanto, ele abordará tanto temas relacionados à ética quanto à moral. O texto “Base conceitual” esclarece esses termos e apresenta referências relevantes para trabalhar ética e moral na educação.