Ética como tema do indivíduo e da sociedade
-
Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
ver atividade
-
Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
ver atividade
-
Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
ver atividade
-
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
ver atividade
-
Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
ver atividade
-
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
ver atividade
-
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
ver atividade
-
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
ver atividade
-
Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
ver atividade
Ética como um desafio do Estado brasileiro
-
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
ver atividade
-
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
ver atividade
-
Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
ver atividade

ATIVIDADE 4
• A minha ética e a ética do grupo (trabalho opcional extraclasse)
• Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
• Texto da ONU sobre bullying
• Roteiro de Entrevista
Texto O que é bullying (definição extraída de site da ONU)
Um(a) aluno(a) sofre bullying quando é exposto(a), repetidamente e por certo tempo, a comportamentos agressivos que, intencionalmente, causam danos ou incômodos por meio de contato físico, ataques verbais, brigas ou manipulação psicológica. O bullying envolve um desequilíbrio de poder e pode incluir provocações, insultos, uso de apelidos que ofendem, violência física ou exclusão social. Um bully (valentão ou valentona), aquele que comete bullying, pode ser uma pessoa ou um grupo.
O bullying pode ser direto, como, por exemplo, uma criança que chantageia outra pedindo dinheiro ou objetos, ou indireto, como, por exemplo, um grupo de estudantes que espalha rumores sobre outro. O bullying cibernético é o assédio realizado por e-mails, telefones celulares, mensagens de texto ou sites difamatórios na internet.
As crianças podem ser mais vulneráveis ao bullying se possuírem alguma deficiência, se expressarem uma preferência sexual de forma diferente dos padrões culturalmente aceitos, se vêm de uma minoria étnica ou grupo cultural, ou ainda se têm certo histórico socioeconômico.
Tanto para o bully quanto para o estudante que é vítima de bullying, o ciclo de violência e intimidação resulta em grandes dificuldades interpessoais e em baixo aproveitamento escolar. Os alunos que sofrem bullying estão mais propensos que seus colegas a se sentirem deprimidos, solitários, ansiosos e com baixa autoestima. Frequentemente, os bullies agem de forma agressiva devido a frustrações, humilhações, raiva ou em reação a alguma situação de ridicularização social.
Roteiro de Entrevista
Entre amigos, familiares, funcionários da escola e outros conhecidos, os alunos deverão buscar algum adulto que possa compartilhar uma história em que:
• O entrevistado conhece um caso em que sofreu ou praticou bullying.
• O entrevistado ou alguém que ele conhece desafiou uma(s) pessoa(s) ou um grupo que praticava bullying na escola ou na juventude.
• O entrevistado ou alguém que ele conhece gostaria de ter desafiado uma(s) pessoa(s) que praticava bullying na escola ou na juventude.
O aluno deverá perguntar detalhes sobre a história, como:
• Por que você acredita que o bullying ocorria?
• O bullying era expressão de algum preconceito, como racismo, sexismo, homofobia, preconceito contra pessoas com deficiência etc.?
• Como ele se sentia naquele período?
• Como superou o bullying?
• Como ele agiria se a situação voltasse a ocorrer na vida adulta?
• O que ele acha sobre a ética das pessoas envolvidas na história?
Recursos a serem sugeridos aos alunos que quiserem se aprofundar no assunto:
Matéria da Nova Escola sobre Bullying
Bibliografia e Recursos adicionais:
https://novaescola.org.br/conteudo/339/tudo-sobre-bullying
Outros recursos sobre bullying e discriminação por gênero e raça são recomendados na seção de links para aprofundamento.
Na aula anterior, distribua uma cópia do texto da ONU sobre bullying e convide os alunos a fazer uma entrevista.
Explique ou leia em voz alta o Roteiro de Entrevista. Pergunte se alguém tem dúvidas sobre o trabalho.
Idealmente, peça para que os alunos registrem a história por escrito, adicionando seus comentários pessoais sobre as crenças e atitudes éticas do entrevistado.
Ética como tema do indivíduo e da sociedade
-
1. Atividade: O que é ética?
Objetivo: Estimular a reflexão dos jovens sobre sua própria formulação de referenciais éticos.
ver atividade
2. Atividade: A ética da sala de aula
Objetivo: Estimular a reflexão sobre a formulação de referenciais éticos e sobre condutas éticas em ambientes coletivos.
ver atividade
3. Atividade: A minha ética e a ética do grupo
Objetivo: Estimular os jovens a refletir sobre o bullying e a ética, incluindo a influência dos colegas e a sua autonomia para agir de acordo com a sua ética.
ver atividade
4. Atividade: A minha ética e a ética do grupo (trabalho opcional extraclasse)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “A Minha Ética e a Ética do Grupo” por meio da realização de entrevistas com adultos, o que lhes permitiria conhecer visões sobre o enfrentamento do bullying na juventude.
ver atividade
5. Atividade: Quem é ético?
Objetivo: Estimular os jovens a aprofundar as reflexões sobre o conceito de ética e refletir sobre a ética na sociedade.
ver atividade
6. Atividade: Quem é ético? (trabalho extraclasse opcional)
Objetivo: Envolver os alunos com a aula “Quem é ético?” por meio da realização de uma pesquisa de opinião.
ver atividade
7. Atividade: Coerência ética
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre a ética individual e a ética da sociedade.
ver atividade
8. Atividade: Corrupção
Objetivo: Instigar a reflexão dos alunos sobre a relação entre condutas éticas e corrupção.
ver atividade
9. Atividade: Pirataria e cia.
Objetivo: O objetivo desta atividade é instigar a reflexão dos alunos sobre as inter-relações entre condutas antiéticas e ilegais presentes no dia a dia. Com um jogo em que os alunos desempenham o papel de empresas, consumidores, trabalhadores e governo, será abordado o tema da ilegalidade na prática comercial, o que inclui o comércio de produtos piratas, contrabandeados e roubados, além de práticas como sonegação de impostos e descumprimento da legislação trabalhista.
ver atividade
Ética como um desafio do Estado brasileiro
-
10. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 1
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a democracia e a supremacia da Constituição.
ver atividade
11. Atividade: Ética e o Estado Democrático de Direito – aula 2
Objetivo: Apresentar conceitos relacionados ao Estado Democrático de Direito, como a divisão de poderes, o princípio da igualdade e os direitos sociais e individuais. Observação: Para a realização desta atividade, não é necessária a realização da atividade “Ética e Estado Democrático de Direito – Aula 1”, embora sua realização possa ser útil para o melhor aproveitamento desta.
ver atividade
12. Atividade: Ética e Direitos Humanos
Objetivo: Instigar reflexão sobre os direitos humanos como referência ética básica para a sociedade brasileira contemporânea.
ver atividade
